
Vídeoretossigmoidoscopia
O que é a Retossigmoidoscopia?
O exame de retossigmoidoscopia é utilizado para o diagnóstico das doenças que acometem a porção final do intestino grosso. Com a retossigmoidoscopia é possível diagnosticar doenças que acometem os 30 cm finais do tubo digestivo, avaliar a mucosa do reto e sigmoide, verificar a presença de câncer retal, pólipos intestinais, divertículos em sigmoide, colites, diagnosticar amebíase através de biópsia de reto.
O que acontecerá durante o exame?
O exame consiste na introdução pelo ânus de um aparelho (retossigmoidoscópio flexível) que permite a visualização dos segmentos intestinais: reto e colón sigmóide.
O paciente é posicionado em decúbito lateral, o médico realiza um toque retal, com dedo lubrificado por xilocaína gel, que é um anestésico local. O intuito do toque retal é avaliar a elasticidade do ânus, identificar massas palpáveis, realizar o relaxamento dos esfíncteres anais para que o exame seja o menos desconfortável possível.
Após o toque retal é introduzido o retossigmoidoscópio flexível que tem o diâmetro de um dedo, aproximadamente.
Após a introdução do retossigmoidoscópio o médico vai progredindo o aparelho que está acoplado a um sistema de câmera que permite a visualização dos segmentos intestinais, habitualmente o reto e o cólon sigmóide.
O médico pode realizar biópsias de tecidos que julgar necessário.
As biópsias são indolores e o paciente pode apresentar um discreto sangramento vermelho-vivo às evacuações logo após o exame que cessará espontaneamente na maioria dos casos. Caso o sangramento seja persistente ou abundante , entrar em contato com a clínica ou o médico responsável imediatamente ou proceder a um pronto socorro.
O exame é extremamente rápido, dura em torno de 5 minutos e o desconforto é mínimo, com sensação de cólica de gases por alguns segundos.
Quais os riscos do procedimento?
As complicações são extremamente raras, quando o exame é realizado por equipe treinada e médico experiente.
Pode ocorrer sangramento de pequeno volume, hemorragias são raras e estão associadas à remoção de pólipos volumosos.
Infecções também são extremamente raras, pois o aparelho de retossigmoidoscopia passa por processo criterioso de desinfecção.
Perfurações intestinais também são raras.
O que devo fazer após o procedimento?
Após o exame os pacientes podem retornar às atividades normais de trabalho, não sendo necessário afastamento do mesmo, para realizar o procedimento.
Preparo para Retossigmoidoscopia:
O preparo deve ser realizado 2 HORAS antes do exame. Para a realização do exame é necessário a realização de lavagem intestinal com fleet enema-PHOSFOENEMA®-, que deverá ser adquirido em farmácia ou drogaria . Usar um (1) frasco 2 horas antes, e outro 20 minutos após o primeiro. Esta lavagem intestinal deverá ser realizada na residência. Caso após a aplicação do segundo frasco ainda estiver evacuando com resíduos , encher o frasco vazio com água morna e repetir até estar evacuando limpo.
Não é necessário estar em jejum para a realização deste exame.
Para a realização do fleet enema, siga as orientações do fabricante: antes de usar, retire a capa protetora da cânula retal. Com o frasco para cima, segure com os dedos a tampa sulcada. Com a outra mão, segure a capa protetora, retirando-a suavemente, Inserir suavemente a cânula no reto, como se a ponta fosse em direção ao umbigo. Comprimir o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto.
Mantenha-se preferencialmente em decúbito lateral esquerdo (deitado de lado esquerdo) após a aplicação e tente reter máximo tolerável de tempo possível, postergando a evacuação. Jejum não é necessário, mas recomenda-se uma dieta leve pela manhã para evitar ocorrência de náuseas. Você poderá fazer uso de suas medicações rotineiras.
Para a realização deste exame não é necessária a presença de acompanhante.
Compareça à clínica com quinze minutos de antecedência.