
Manometria esofágica
O que é Manometria esofágica?
A manometria esofágica mede as contrações musculares rítmicas (peristaltismo) que ocorrem em seu esôfago ao engolir.
A manometria esofágica também mede a coordenação e força exercida pelos músculos de seu esôfago, determinando as pressões que a musculatura do esôfago exercem em condições de repouso e durante a deglutição.
O que acontecerá durante o exame?
A manometria esofágica é um procedimento ambulatorial realizado sem sedação. A maioria das pessoas tolera bem.
Inicialmente será introduzido gel anestésico em uma de suas narinas, para facilitar a introdução de uma sonda e minimizar o desconforto. Um cateter é guiado através de seu nariz e esôfago. Este procedimento não interfere com a sua respiração.
Deverá então engolir pequenos goles de água. Ao fazer isso, um computador conectado ao cateter registra a pressão, força e padrão de suas contrações musculares esofágicas.
Durante o teste, você será solicitado a respirar lenta e suavemente.
O teste geralmente dura cerca de 20 a 30 minutos.
Quais os riscos do procedimento?
Embora a manometria esofágica seja desconfortável, o procedimento é minimamente doloroso porque a narina através do qual o tubo é inserido é anestesiada. Uma vez que a sonda está no lugar, os pacientes falam e respiram normalmente. Os efeitos colaterais de manometria esofágica são menores e incluem leve dor de garganta, sangramento do nariz e, raramente, problemas de sinusite, devido à irritação e obstrução dos ductos que conduzem os seios nasais e no nariz. Ocasionalmente, durante a inserção, o tubo pode entrar na laringe (cordas vocais) quando isto acontece, o problema normalmente é imediatamente reconhecido, e a sonda é removida rapidamente.
O que devo fazer após o procedimento?
Quando sua manometria esofágica é completa, você pode retornar às suas atividades normais.
Preparo para Manometria esofágica:
- Jejum absoluto (nem água), a partir de 22 horas do dia anterior ao exame;
- Trazer o resultado da última endoscopia digestiva (se já realizada);
- Não fazer uso dos seguintes medicamentos 48 horas antes do exame: Buscopam, Dilacoron, Isordil, Baralgim, Cardiazem, Diltiazem, Hioscina, etc.); Caso não possa ficar sem estes medicamentos, consulte seu cardiologista;
- Poderá fazer uso de medicamentos para hipertensão (pressão alta), diabetes, problemas pulmonares e cardiológicos até às 22 horas do dia anterior ao exame;
- Trazer um acompanhante sempre que possível.
IMPORTANTE:
* Nos pacientes com idade inferior a 10 anos, a marcação do exame será feita diretamente com o médico – marcar consulta previamente.